quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

O Espelho



Adaptado por Sidney Oliveira

Devido a sua imensa extensão, no Estado Pará ainda existem localidades muito ermas, são lugares tão distantes que os moradores locais têm pouca ou nenhuma convivência com a civilização diríamos convencional.
Em um desses povoados habitava o Manduca, morador de uma área remota no município de Altamira distante mais de trezentos quilômetros da sede e afastado por vários outros do convívio humano moderno, mais próximo dos indígenas do que do homem branco.
Como a comunidade era formada basicamente pela sua família e praticamente auto-sustentável, já que eles cultivavam e/ou caçavam e pescavam a maioria do alimento consumido, o Manduca apesar de ter 20 anos nunca havia saído do seu ambiente.
O único morador que tinha maior contato com outras pessoas era o pai do Manduca que sempre ia um vilarejo distante uns cinqüenta quilômetros fazer escambo de alimentos produzidos no povoado por outros gêneros. Um dia seu pai não pode fazer a troca e mandou o Manduca para a vila fazer negócios.
Ele se saiu muito bem com as trocas e já voltava para casa quando viu um camelô com um carro repleto de bugigangas, ficou abismado com tanta coisa que ele nunca tinha visto, o vendedor percebeu que se tratava de um matuto e pegou um espelho e foi logo mostrando pro rapaz sugerindo trocar por dois frangos que o garoto levava as costas.
Assim que se viu no espelho o rapaz tomou um susto e deduziu que se tratava de um “retrato” do seu pai quando jovem, realizou a troca com todo o prazer e seguiu direto pra casa para mostrar ao pai a sua “foto”.
No caminho ele ficou preocupado se o pai não ficaria chateado por ele ter feito um negocio sem o seu consentimento uma vez que, o velho era muito rígido e mantinha os filhos “sempre na linha”, ao retornar ainda indeciso quanto o que fazer com a “foto” escondeu-a no fundo de uma mala e foi à casa do pai entregar as coisas que trouxera.
Enquanto isso a sua esposa Mariinha foi arrumar a mala e se deparou com o espelho, ao se olhar nele ficou desesperada ao ver uma bela moça refletida, saiu desesperada em prantos pra a casa da sua mãe dizendo que o Manduca tinha ido até a vila e traído ela com outra e ainda trouxe o “retrato” da vagabunda.
Quando a velha olhou para o espelho e viu seu rosto refletido, esbravejou:
- não acredito que o Manduca te traiu com um bagulho deste, minha filha!

Nenhum comentário: